A qualidade do imóvel. Conheça 5 pontos importantes a serem observados antes de adquirir o seu.

 

   Quando se pretende adquirir um imóvel, devemos avaliar e observar com muita atenção alguns itens referentes ao imóvel. Dentre estes itens a serem observados, está a qualidade de construção.

 Toda construção, mesmo antes de ser iniciada, deve ser projetada visando segurança, qualidade e plasticidade. A qualidade de um imóvel pode ser avaliada observando-se alguns aspectos da sua construção. A observação atenta e cautelosa de alguns detalhes, pode lhe trazer a segurança de estar adquirindo um imóvel com a qualidade almejada.

 

    Abaixo listamos cinco qualidades a serem observadas em um imóvel:

 

1- Qualidade de projetos:

 

    O projeto arquitetônico deve ter uma planta baixa funcional, com espaços e áreas necessárias ao que se destina, com dimensões próprias às instalações dos móveis, mobilidade e circulação; possuir esquadrias (portas e janelas) suficientes, com dimensões e localizações adequadas a uma boa ventilação e iluminação natural; pé direito (altura do piso até o teto) que proporcione sensação de bem estar; ser um projeto agradável, com boa estética, fachadas e volumes inseridos com inteligência no seu entorno.  

    Outro projeto de grande importância é o projeto estrutural. Este deve ser completo, abrangendo as fundações e todas as outras partes estruturais da construção, garantindo a segurança e solidez do imóvel.

    Além destes, os projetos complementares devem ser eficientes para que atendam com objetividade, praticidade e segurança as necessidades dos seus moradores.

 

2 - Qualidade nas instalações:

 

    As instalações hidráulicas e hidrossanitárias devem ser executadas conforme os projetos, com materiais de qualidade comprovada, sem nenhum vazamento, com todos os metais e louças (vasos sanitários e cubas) de qualidade e funcionamento perfeito. A instalação de água quente valoriza o imóvel, o aquecedor ideal aquecedor deve ter vazão suficiente para atender o uso simultâneo de chuveiros e torneiras.

     As instalações elétricas, telefônicas e de tv com materiais de qualidade; número de tomadas suficientes às necessidades do morador; tomadas potentes para as ligações de aparelhos e eletrodomésticos específicos; interruptores localizados nos pontos certos proporcionando comodidade no acionamento; número suficiente de pontos de iluminação; pontos de telefone bem localizados; tubulação independente para instalação de tv a cabo e também para tv coletiva; ponto de interfone instalado e bem localizado.

    Devemos observar também as Instalações dos equipamentos preventivos de incêndio (em caso de prédios) o que garante a perfeita segurança de todos os moradores

 

3- Qualidade dos revestimentos internos:

 

    Importante observar o reboco que deverá ser liso, sem asperezas e ondulações; cantos bem acabados com reboco esquadrejado.

        Os azulejos nas áreas molhadas (banheiros, cozinhas e áreas de serviço) devem ser de primeira qualidade, bem assentados, executados na linha tanto vertical quanto horizontal; rejunte de qualidade e sem falhas.

     O imóvel deve possuir pisos cerâmicos bem assentados, nivelados (sem ressaltos) e alinhados; rejunte sem manchas e falhas.

 

4- Qualidade de portas e janelas:

 

 

    As portas e janelas devem estar funcionando perfeitamente; se as portas forem de madeira, esta madeira deve ser de qualidade para não empenar futuramente. As ferragens devem ser de primeira linha , para que tenham seu funcionamento e aspecto duradouro.

  Optar por janelas de alumínio ou PVC bem dimensionadas. Os vidros devem ter a espessura adequada ao vão, o que proporciona segurança e menos ruído na área interna.

 Nos dormitórios, ter as esquadrias com persianas, agrega conforto e qualidade ao imóvel.

 

5- Qualidade nos revestimentos externos e fachada:

 

 

    Uma boa fachada, com boa estética e bons materiais valorizam muito o imóvel. Dar prioridade para prédios revestidos com cerâmicas parcial ou totalmente. Fachadas impermeabilizadas também valorizam o imóvel e proporcionam maior vida útil, livre de infiltrações.

     A pintura externa executada com tintas e complementos de primeira linha se torna muito importante quando é avaliada a qualidade de um imóvel, pois além da cor se manter ao longo do tempo, a proteção do reboco para infiltrações também acontece.

 

 

      Observando com cuidado estes cinco pontos mencionados acima, você estará garantindo a escolha de um imóvel que atenderá as suas expectativas relacionadas a qualidade. Mesmo assim, caso ainda não esteja seguro no momeneto da compra, vale uma consulta mais detalhada a um profissional (engenheiro, arquiteto) para melhor elucidar todas as suas dúvidas. Tome a sua decisão com calma e garanta momentos felizes e tranquilos no seu novo imóvel.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Automação residencial: tecnologia aliada a segurança e conforto.

January 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square