Quais as vantagens de investir em imóveis?

 

           Uma das modalidades de investimento muito procurada no mercado é o investimento em imóveis. Investidores experientes desejam diversificar sua carteira, reduzindo o risco de mercado a que estão expostos. Porém, para muitas pessoas que não possuem conhecimento acerca do mercado imobiliário, não estão claras as vantagens em investir em imóveis. Abaixo selecionamos algumas destas vantagens:

 

 

Baixa oscilação dos preços

         

A oscilação dos preços é um risco para o investidor. No caso dos imóveis, raramente correspondem a um fator de risco. Um imóvel tende a manter o seu valor de mercado corrigido pela inflação, podendo até valorizar-se acima dessa. Isso não ocorre, por exemplo, com ações, que a cada dia oscilam nos seus preços.

 

 

Rentabilidade do investimento

         

Trazer para a carteira de investimento imóveis de boa qualidade e boa localização garantem ao investidor rentabilidade. Além da valorização do imóvel com o tempo, o proprietário pode contar com uma renda fixa se assim desejar. O mercado de aluguéis torna-se cada vez mais exigente e vem remunerando melhor o investidor. A renda obtida pelos alugueis é vitalícia e a demanda para compra ou venda sempre existirá no mercado.

 

 

Diversificação de investimentos

         

Um dos fatores mais atraentes para os investidores experientes é a diversificação dos investimentos que o setor imobiliário proporciona. Em meio a crises e a fortes oscilações das bolsas de valores estrangeiras e da BM&FBOVESPA (Bolsa de valores nacional), ter na carteira imóveis locados ou para serem negociados, garante ao investidor uma alternativa de diversificação que varia muito pouco em relação ao mercado de capitais e as bolsas de valores. Os ciclos econômicos de contração e expansão afetam muito menos o setor imobiliário do que as bolsas de valores e o mercado de ações. Podemos comprovar isto observando o gráfico abaixo, onde o gráfico azul representa a variação do índice da nossa bolsa de valores a BM&FBOVESPA e o gráfico alaranjado representa a variação do índice FIPE ZAP ampliado correspondente ao mercado imobiliário.

 

Gráfico: índice FIPE ZAP x IBOVESPA (fonte http://www.zap.com.br/imoveis/fipe-zap-b/)

 

 

Podemos notar uma estabilidade na curva do índice dos imóveis (FIPE ZAP), caracterizando bem a baixa oscilação dos preços mencionada acima. Neste gráfico percebemos também a expressiva rentabilidade do investimento abordada anteriormente. Sendo assim, torna-se claro que optar pela diversificação de investimento, adicionando imóveis nas nossas opções de escolha é uma estratégia importante. Porém, vale lembrar, que a boa escolha de um imóvel torna-se decisiva no sucesso do investidor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Automação residencial: tecnologia aliada a segurança e conforto.

January 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square