Dicas de iluminação por ambiente

26 Sep 2016

A iluminação é uma das grandes responsáveis pelo conforto visual nos ambientes. Possuir boa harmonização, com iluminação correta, nos proporciona a sensação de aconchego e bem estar. Porém, o ambiente com pouca iluminação ou iluminação incorreta pode se tornar frio e sem charme, sendo assim, desvalorizado.

Separamos cinco dicas básicas para você melhorar a iluminação do seu lar e proporcionar a você e suas visitas conforto e bem estar.

 

 

1. Sala de estar/jantar

 

A sala de estar e jantar é o local em que estamos com a família e amigos. Nestes ambientes, em que recebemos parentes e amigos, apostar em luzes baixas e focais nos mobiliários e objetos de decoração, trará um requinte e dará um efeito agradável ao local. Na mesa de jantar utilizamos uma iluminação focal mais intensa que favoreça contraste e nitidez na hora das refeições, além de proximidade entre as pessoas.

 

2. Escritório

 

A dica aqui é ter uma boa iluminação geral e nas superfícies de trabalho. Abajures de piso e luminárias de mesa favorecem a leitura, a escrita e trabalhos no computador. Áreas de trabalho e artes devem ser iluminadas com lâmpadas fluorescentes favorecendo a reprodução de cor. Não podemos deixar de nos preocupar com a iluminação direta nas telas dos computadores, o que pode ocasionar ofuscamento na tela e prejudicar o trabalho e até mesmo nossa visão.

 

3. Dormitório

 

No quarto, por ser local de descanso, a iluminação deve ser a mais confortável possível. Iluminação geral indireta é recomendada para produzir uma luz mais suave. Para a leitura na cama ou na poltrona de leitura, procure utilizar um ponto de luz focal. Você pode fazer uso de luminária de mesa ou abajur de piso.

 

4. Banheiro

 

A iluminação do banheiro deve ser agradável e possuir luminosidade ideal para as práticas de maquiar, barbear e pentear os cabelos. Utilizar luz fria proporciona bom contraste que facilita a realização destas atividades diárias. 

 

5. Cozinha 

 

Nesta parte do lar, a iluminação deve ser planejada de modo que facilite o preparo dos alimentos e refeições na bancada ou mesa da cozinha, que podem ser feitos através de pontos focais de luz branca ou amarela. Assim como nos banheiros, a iluminação geral é preferencialmente realizada por lâmpadas frias que proporcionam melhor desempenho das atividades nestes ambientes.

 

Para mais informações ou dúvidas, consulte:

Juliana Guimarães: arquitetura.julianaguimaraes@gmail.com

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Automação residencial: tecnologia aliada a segurança e conforto.

January 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square