Qual cor mais indicada para cada ambiente?

10 Oct 2016

 

As cores transmitem sensações. Na agitação da vida moderna e correria do dia a dia, as cores passam despercebidas, porém agem com grande influência em nossas atividades e em nosso bem estar. Nessa mistura de sensações e impressões, muitas vezes não notamos como está a distribuição das cores em nosso lar. Veja abaixo quais as cores mais indicadas para transmitir a sensação que você dar em cada ambiente.

 

 

 

Ambientes calmos e tranquilos – dormitórios/sala de TV/sala de leitura

 

Em ambientes que desejamos imprimir a sensação de calma e tranquilidade, devemos optar por tons claros e neutros. O branco é sempre bem vindo para harmonizar ambientes deste tipo, assim como tons pastel, que são cores lavadas, em tom de giz. Esses tons transmitem a sensação de repouso, calma e frescor, como por exemplo, o verde e o azul suaves, que transmitem calma, paz, esperança, abundância e purificação. São cores que se associam muito bem com tons claros de madeiras e tons de papeis de parede neutros.

 

Ambientes alegres – espaço gourmet/ salão de festas/brinquedoteca

 

 

Nos espaços mais descontraídos e para recepção de amigos, apostar em tons mais fortes pode ser um ótimo caminho. Algumas cores preferidas são a cinza escura, laranja, turquesa, vermelho e amarelo. Nas áreas de festas, a utilização dessas cores produz um efeito mais descontraído. Já nos ambientes de recreação infantil, além da descontração, promovem o aprendizado das cores e estimulam o desenvolvimento do órgão sensorial - visão.

 

Ambientes de atenção – cozinha/escritório/estudo

 

            Nestes espaços devemos utilizar cores que auxiliam a atenção na realização de atividades e que tornam o ambiente atrativo para o trabalho e estudo. Para estimular as atividades intelectuais e nos deixar ativos, podemos utilizar cores como a amarela, laranja, marrom e ocre.

Nas cozinhas é indicada a utilização da pintura ou revestimento base em cor clara ou branca, pois propiciam a sensação de higiene, além de facilitar a organização e agilidade na hora do preparo do alimento.

 

Para mais informações:

Arquiteta Juliana Guimarães. E mail: arquitetura.julianaguimaraes@gmail.com

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Automação residencial: tecnologia aliada a segurança e conforto.

January 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square