O sol como fonte de energia. Geração de energia elétrica e térmica

28 Oct 2016

O Sol é fonte inesgotável de energia. Podemos aproveitar essa grande fonte de energia limpa na geração de eletricidade e calor. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais - a captação da energia solar, para o aquecimento de água das residências e geração de eletricidade - é uma forma eficiente de agregar sustentabilidade e economia aos empreendimentos residenciais. 

Para você entender um pouquinho mais do funcionamento dessa tecnologias, separamos um texto explicativo que aborda alguns detalhes e vantagens de adotar o sol como fonte energética.

 

Energia Solar Fotovoltaica

 

A radiação solar é transformada em eletricidade através de painéis solares que geram uma corrente elétrica. Os painéis utilizados nessa transformação são feitos de duas camadas, uma de silício com fósforo e outra de silício com boro, e a iteração dessas duas camadas durante a insolação gera a corrente elétrica.

 

O grande problema da energia fotovoltaica é seu custo, o preço vem sendo reduzido ano a ano, porém o valor das células solares e dos demais componentes para sua instalação como baterias e inversores de carga ainda é elevado, o que torna o custo da energia caro se comparado a outras fontes, sendo mais indicado para lugares que não possuem acesso a rede elétrica.

 

Energia Solar Térmica

 

A utilização da energia solar térmica é um processo simples, que começa através de um reservatório de água que transfere água fria para um coletor solar. O coletor é o equipamento responsável por aquecer a água através da radiação solar que incide sobre o mesmo. A captação dessa radiação se dá por placas metálicas que recebem, na maioria das vezes, uma pintura preta para elevar sua capacidade de absorção da luz. A água aquecida no coletor solar é transferida para o Boiler, um reservatório feito de material termicamente isolante para manter a água aquecida até seu uso.

 

A circulação de água no sistema se dá por um processo natural chamado termofissão, que ocorre por causa da diferença de densidade da água quente e fria. Em alguns casos a circulação pode ser induzida por motobombas, processo normalmente feito em sistemas de grande porte. Na figura abaixo se pode ver um sistema simplificado de um coletor solar.

 

 

(Fonte: Painel fotovoltaico X painel para aquecimento de água http://ecohospedagem.com/diferenca-entre-painel-fotovoltaico-e-painel-para-aquecimento-de-agua/#ixzz4ODXmaqvX)

 

 

Fonte: www.dasolabrava.org.br

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Automação residencial: tecnologia aliada a segurança e conforto.

January 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square